FRAGMENTOS – Manoel Antônio Machado

150 ANOS ATRÁS.

O ano era 1864. Antonio Machado de Sousa, o Capitão Machadinho, Bandeirante Açoriano que lutara bravamente na Revolução Farroupilha residia em Montenegro.
Era fascinado pelos Campos de Cima da Serra, mas para alcançá-los era necessário fazer uma grande e perigosa volta pelo litoral do Rio Grande do Sul.
Foi então que na companhia de quatro companheiros, empreendeu a aventura de sua vida e que culminou com a abertura de um caminho pela serra gaúcha, para os campos que tanto admirava. O Campo dos Bugres, onde futuramente se edificaria a cidade de Caxias do Sul.

OS DIAS DE HOJE.

O ano é 2014. Século e meio depois, seus descendentes, bisneto e tetranetos juntamente com alguns companheiros reeditam a mesma aventura, refazem o mesmo caminho trilhado pelo Capitão Machadinho há 150 anos.

Roteiro.

CAVALGADA COMEMORATIVA AOS 150 ANOS DA DESCOBERTA DO CAMINHO PARA O CAMPO DOS BUGRES (CAXIAS DO SUL)
Resgate do caminho aberto pelo Capitão Antônio Machado de Souza em Março de 1864.

1º DIA – 20/04/2014 – QUINTA FEIRA.
0 KM – Parque Centenário – Montenegro
3,0 KM – Placa Alfama ( ) – Pegar a esquerda
3,8 KM – Pegar a direita
5,3 KM – T – Pegar a direita (Alfama)
7,7 KM – Dobrar a direita
13,1 KM – Pegar a direita
14,3 KM – Segue reto
15,3 KM – Asfalto – Pegar a direita
16,5 KM – Bifurcação – entrar a esquerda – Despique – Seguir em direção a Harmonia (calçamento + asfalto)
21,1 KM – Asfalto – Entrar a direita
22,9 KM – Y – Pegar a esquerda – (Placa Vila Rica)
23,2 KM – CTG Recanto Nativo
POUSO – FINAL DO 1º DIA
Contato: Sérgio –51 – 9659-9455 – 3695-7432
Distância percorrida: 23,2 KM
Distância acumulada: 23,2 KM

2º DIA – 21/04/2014 – SEXTA FEIRA.
0 KM – CTG – Recanto Nativo – Pegar a direita
1,6 KM – Ponte
2,2 KM – – Seguir reto
4,5 KM – T – Pegar a direita
8,2 KM – Seguir reto
8,5 KM – Semi Tunel
9,7 KM – Asfalto – (RS 122) – Pegar a direita – Atravessar a Ponte sobre o Rio Caí
10,4 KM – Final da Ponte – Entrar a direita – Passar sob a ponte e seguir reto pelo asfalto
13,5 KM – Y – Pegar a esquerda (Feliz)
14,0 KM – Matadouro – Parados para Lanche
Contato: João Colling – Patrão – 51 – 9991.4844
Distância percorrida: 32,5 KM
Distância acumulada: 55,7 KM

3º DIA – 22/04/2014 – SÁBADO.
0 KM – CTG Porteira do Vale – Pegar a direita
1,5 KM – Rua Rio Branco – Leste – Entrar a direita
2,3 KM – RS 452 – Asfalto – Pegar a direita
6,3 KM – Arroio do Ouro – Seguir adiante
9,3 KM – Entrar a direita – Chão
10,8 KM – Y – Pegar a direita
11,3 KM – Biotur – Parada para Lanche – Preparo para subir a Serra.
12,0 KM – RS 452 – Asfalto – Atravessar e seguir reto – Estrada do Vinho – Subida da Serra – Perigo – Sugestão: 2 Batedores.
24,2 KM – Pegar a direita andar
26,2 KM – Estrada dos Imigrantes – pegar a esquerda
26,4 KM – Pegar a direita – Travessa Luiz Barazzetti.
27,8 KM – Propriedade do Sr. João Sbersi
POUSO – FINAL DO 3º DIA.
Contato: Guerino Pisani
Cel: 54 – 99714696 / 54 – 81288888 – [email protected]
Distância percorrida: 27,8 KM
Distância acumulada: 83,5 KM

4º E ÚLTIMO DIA – 23/04/2014 – DOMINGO.
0 KM – Propriedade do Sr. João Sbersi.
+/- 14,0 KM – Parque da Festa da Uva.
Ato solene de encerramento da Cavalgada com a presença do senhor João Tonus, Secretário Municipal de Educação e Cultura de Caxias do Sul e Senhor Guerino Pisoni, Patrão do CTG Campo dos Bugres, também de Caxias do Sul.
Distância percorrida: 14,0 KM.
Distância acumulada: 97,5 KM.
Levantamento efetuado em 17/12/2013
Augusto C. Machado – 54-9977-4685
Eduardo N. Mello – 54-9972-1828
Sargento Cláudio Oliveira – 51-9843-2771 –Barão.
Transcrito em 15/01/2014 por César G. Machado.
Atualizado em 14/03/2014 por César G. Machado.

Diário.

A Véspera.

Os participantes residentes em Passo Fundo Manoel Antonio Machado, seu filho Cristian Israel Machado e o amigo João Gilberto Cogo, na véspera, 19 de março, quarta feira, rumaram para Lagoa Vermelha onde engrossaram as fileiras.
Na residência de Augusto Celso Machado foram recepcionados e agraciados com farto almoço liderado pelo seu filho Marcelo Salustiano Tochetto Machado, no galpão crioulo e a beira da piscina.
Antes da digestão completada, Eduardo Nunes Mello se juntou ao grupo que encetou viagem rumo a Montenegro onde se uniriam aos primos e amigos lá residentes.
Já era tardinha quando chegou de São José dos Campos (SP), o Major Fabian Antonio Machado, filho de Manoel Antonio Machado.
Presentes os convidados que participariam da jornada, Fabiano Vermut de Freitas, Jairo Motta e Luciano Kindel.
Recebidos pelos irmãos Cesar Gonçalves Machado e Carlos Gonçalves Machado, foram instalados no Parque Centenário em Montenegro, onde aguardam pela aventura que terá início pela manhã.

A partida.

1º dia.

Nem mesmo o sol se fazia presente tem inicio a faina na encilha dos animais e no preparo do café da manhã.
O relógio não marcava sete horas e após breve oração, a coluna se põe em marcha no resgate do caminho trilhado por ANTONIO MACHADO DE SOUSA em 1864.
Cide Oliveira Machado, bisneto do Capitão Machadinho, o mais velho da família será o líder. Incorporará o espirito do ancestral homenageado a quem rogam que os acompanhe, proteja, guie e empreste sua luz espiritual.
Passada a carga emocional da responsabilidade que terá pela frente o grupo vai descontraindo e as primeiras brincadeiras vão acontecendo naturalmente.
A equipe de apoio segue logo atrás, “culatrando” aqueles homens em seus cavalos que ousavam refazer a heroica travessia enfrentada no passado por um punhado de homens destemidos e valentes.
Por total folga de tempo e para não sobrecarregar os animais, optaram por estender a caminha da manhã e suprimir a jornada da tarde.
Percorridos 23 quilômetros chegaram ao CTG Recanto Nativo em Harmonia. Lá após calorosa recepção do Patrão Sérgio, foram deixados bem instalados nas dependências do CTG.
Depois de desencilharem, dar de beber e de comer os animais ocupam-se em arrumar os pelegos para uma noite de sono reconfortante.
De banho tomado é hora para um bom e amigo trago. O copo de cana passa de mão em mão e partilhado em informal confraternização.
Apressados, chegam de Lagoa Vermelha os amigos Hill Andrade Cunha e Dirceu Mezzomo para prestigiar e abrilhantar ainda mais o evento.
O assador grita informando que o churrasco está pronto e a mesa servida. Entre um talho e outro os assados são consumidos num Upa.
É hora de cesta, uma soneca para relaxar o corpo doido dos vinte e poucos quilômetros deixados para trás.
Algum tempo depois, preguiçosamente, um aqui, outro ali, vão levantando para a tertulha de logo a noite.
O sol está em seus últimos raios anunciando que dará lugar ao luar.
A roda do mate logo se forma. De repente, não se sabe de onde surge uma segunda cuia que faz a roda.
Presentes o Patriarca Cide de Oliveira Machado e seu filho Edson de Oliveira Machado.
Chegam também os anfitriões, o patrão Sérgio, o Capataz, e a fotografa para documentar o evento.
A bóia é servida e consumida avidamente. A cerveja, bem gelada, transforma formalidade em descontração.
Para ilustrar ainda mais as intensões, exibem o documentário que relata a descoberta do Campo dos Bugres e entregam Certificado de que a Cavalgada do Campo dos Bugres passou por Harmonia.
Chega o gaiteiro que se declara filho de Lagoenses, que veio à localidade para trabalhar e sentou residência. Surge do nada um bumbo leguero, um reco-reco e até uma cuíca. Está a tertulha formada, assim animados a noite se alonga.
Mas como tudo que é bom uma hora termina. O compromisso do dia seguinte começa antes do sol nascer. O pessoal vai procurar seus pelegos.
O silencio agora domina o ambiente. Sussurros do sono se fazem ouvir aqui e ali.
Foi um bom começo!

2º dia.

A lida do dia começa por tratar e encilhar os animais, tarefas que são executadas com cuidado extremo, pois não há lugar para erros. Disso depende o sucesso da jornada.
O dia ainda bocejava quando a coluna se põe em marcha.
Aqueles que abusaram na tertulha da noite anterior estão mais quietos que os outros.
Percorridos alguns quilômetros surge a primeira baixa. O Fabiano apeia e pede um banco no carro de apoio, no que é prontamente atendido e assistido pelo Cogo.
Depois de 32 quilômetros, no meio da tarde a comitiva está em Vale Real e se dirige ao CTG Porteira do Vale onde o Patrão João Colling os recebe a preceito. Colling, homem culto e de bom trato logo conquista o pessoal.
Cumpridas as obrigações com os animais e tratos pessoais, novamente o mate e a purinha se fazem presente para o deleite de todos.
Esperavam a vinda de Bruno Ceppo, futuro parente por afinidade e grande amigo de Lagoa Vermelha, o que de fato se concretizou.
Mais tarde a Patronagem do CTC Porteira do Vale se faz presente. Na oportunidade é entregue o já tradicional Certificado da passagem pelo local e novamente é exibido o Documentário, gerando significativa surpresa e admiração aos presentes.
Pelo avançado da hora e pelo fato da jornada continuar no dia seguinte as visitas se despedem deixando todos bem a vontade para o merecido descanso.
Já se fazia tarde quando chegou Israel Rosa Machado, filho de Carlos Gonçalves Machado para dali em diante fazer parte da cavalgada.

3º Dia.

Faltavam ainda 27,8 quilômetros até o marco histórico, local exato do Campo dos Bugres, hoje Praça da Bandeira, centro de Caxias do Sul.
A chuva saudava o dia para mudar a rotina, para dizer que a odisseia de Antonio Machado de Sousa não foi fácil, para entenderem que pelo menos algum trabalho teriam que passar.

Como disse Antonio Machado de Sousa em 1864:

A partir de agora muita cautela.

A estrada dali em diante se faria perigosa. Muito cuidado era necessário. Movimento intenso de veículos e caminhões.
Após percorrerem 12 quilômetros, pausa para um lanche rápido debaixo de em insistente e frio chuvisqueiro.
Iniciavam a subida da serra. RS 452, a Estrada do Vinho, como é denominada. 15,8 quilômetros separavam a comitiva da propriedade do anfitrião Sr. João Sbersi.
Esse trecho consumiria perto de duas horas e meia de cavalgada em meio a uma natureza que oferecia belos visuais em topografia desafiadora. Grossas colunas de águas cristalinas rolavam pelas encostas para se juntarem ao rio que abaixo desliza.
Na propriedade da família Sbersi o apoio já se encontrava a postos para prestar a guarida de sempre.
Cana da boa e cerveja gelada para esquentar o corpo surrado e molhado pela chuva.
A fumaça que emanava da churrasqueira improvisada invadia o ambiente sem nenhuma cerimonia, autenticando o ambiente nitidamente Gaúcho.
O churrasco é servido e consumido rapidamente por exigência da fome presente em cada estômago.
Indispensável, o soninho da tarde traz o silêncio que é quebrado por alguma risada mais saliente de alguém resistindo Morfeu.
Aos pouco a chuva foi cedendo espaço para o sol tímido que sucumbia com a chegada da noite. Com ela, a noite, veio também o frio que nos fez companhia até o amanhecer.
Mais alguns quilômetros e a batalha estaria vencida. Teriam agora breve percurso de estrada com algum movimento e um grande percurso dentro da cidade até a Praça da Bandeira.
Ao alcançarem o asfalto quatro motos e uma caminhonete do Policiamento de Trânsito prestou salvo conduto até o destino.

A chegada.

Ao chegarem, viram que o quadro estava completo. Lá estava o Patriarca Cide de Oliveira Machado acompanhado de seus filhos Edson, Athos e Argus.
Presentes no local imprensa falada, escrita e televisionada davam cobertura ao acontecimento.
Também presentes, descendentes dos irmãos João e Augusto Brochier, que sabiam da viagem e receberam Antônio Machado Sousa durante a empreitada.
A Secretária Municipal de Educação e Cultura de Caxias do Sul fez um relato do descobrimento, o que denominou como histórico.
Pela família Machado usou da palavra Itiberê Francisco Neri Machado dizendo: Antonio Machado de Sousa foi um Guerreiro do Bom Combate.
Alceu Barbosa Velho, Prefeito Municipal, em companhia da Primeira Dama, em breve, porém, eloquente manifestação enalteceu o feito de Antonio Machado de Sousa.
Segundo o Prefeito, uma comissão trabalha no projeto de revitalização da Praça Dante Marcucci (Praça da Bandeira) onde a cidade nasceu.
Disse que esse é o momento de um significado muito grande e uma retrospectiva que vem sendo feita por muitas mãos.
Finalizando, parabenizou a família Machado pela importante iniciativa insistindo em se deixar fotografar ao lado do líder maior Cide de Oliveira Machado, bisneto do homenageado.
Após a recepção, o grupo se dirigiu ao Parque da Festa da Uva onde se realizava o Rodeio Nacional de Caxias do Sul.
Agora que tudo passou, que a batalha foi vencida, de almas lavadas, corações apascentados e cheios do bom orgulho trataram de embarcar os animais e trilhar o caminho de volta aos seus lares com a convicção de que cumpriram tudo aquilo a que se propuseram.

Descendentes de
Antonio Machado de Sousa.

Nossos agradecimentos a:
Dr. Eduardo Nunes Mello – Lagoa Vermelha – RS..
Sargento Cláudio Oliveira – Barão – RS.
Sérgio – Patrão CTC Recanto Nativo – Harmonia – RS.
João Colling – Patrão CTG Porteira do Vale – Vale Real – RS.
João Sbersi – Caxias do Sul – RS.
Guerino Pisani – Patrão CTG Campo dos Bugres – Caxias do Sul – RS.
Sem o que tudo isto não teria sido possível.
Distância percorrida: 97,5 quilômetros.